Apresentação

O Borda é a versão on-line do Jornal de Borda: uma publicação anual de arte, idealizada e editada por Fernanda Grigolin. O projeto gráfico da edição impressa é de Lila Botter e a programação do site é de Jullie Utsch.

A versão on-line será construída como uma mídia complementar ao jornal impresso, trazendo edições anteriores para serem lidas na tela ou em formato pdf.

A versão impressa, Jornal de Borda, conta com a colaboração de artistas, editores, curadores e pesquisadores. Cada edição gira em torno de um tema: a primeira foi sobre o ato de editar, a segunda abordou a circulação da arte, a terceira trouxe como eixos de discussão feminismos, teoria queer e afrocentralidade e a quarta tem como campos de diálogo: o arquivo, a memória e o poder. 

Na quarta edição, Borda passa a ser anual e começa a trazer edições facsmiles de publicações históricas: a primeira versão será do Jornal anarquista brasileiro A Plebe. 

O Jornal de Borda está no limite do que seria um jornal: utiliza-se do formato, da rapidez e do texto curto, mas sem o caráter noticioso.

Sejam bem-vindxs!

 

English Version