Tenda no ESAD/Portugal




A Tenda de Livros inicia suas viagens de 2016: duas atividades em Portugal.
A primeira atividade ocorreu na Escola de Arte e Design de Caldas da Rainha no dia 18 de março. Por lá houve uma palestra no auditório às 15 horas com Fernanda Grigolin. O evento só foi possível graças ao convite realizado pela artista e pesquisadora portuguesa Isabel Baraona, professora da Escola e coordenadora dos projetos Tipos PT e O que um livro pode.
Na mala levamos publicações de artistas, editores, pesquisadores brasileiros, um total de 25 participantes e 30 livros. A maioria dos materiais escolhidos nasce de um campo de pesquisa dentro da universidade, como os editados por Regina Melim (da plataforma parentesis), ou possui forte relação da arte com a política, como é o caso das produções da Edições Aurora e zerocentos publicações. Alguns participantes são parceiros antigos da Tenda de Livros, como Edições Tijuana, plataforma parentesis e os artistas Fabio Morais, Daniela de Moraes, Amir Brito Cadôr, Lila Botter, Raquel Stolf, Felipe Russo e André Penteado. Eles estiveram em processos anteriores da Tenda. Outros são novos amigos, que acabam de se unir à Tenda, entre eles: Edições Aurora, zerocentos publicações, Azulejo Arte Impressa e Denise Gadelha.

Como a Tenda de Livros atua também em Campinas convidamos pesquisadores da Unicamp para estarem conosco. Os docentes Luise Weiss, Lucia Fonseca, Fernando de Tacca e Sylvia Fugeratti e os alunos e ex-alunos da pós-graduação Adriel Visoto, Rafaela Jemmene, Ligia Minami, Daniela Avelar, Glayson Arcanjo e Yuly Marty doaram publicações para serem levadas até Portugal.
A segunda atividade em Portugal foi a participação no Congresso Criadores sobre outras Obras. No dia 23 de março, Jornal de Borda foi lançado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, durante o evento, de vasta programação. Fernanda Grigolin esteve entre os conferencistas.

Os trabalhos participantes da viagem para Portugal na Escola de Arte e Design de Caldas da Rainha são dos seguintes artistas, pesquisadores e editoras:

Adriel Visoto
Amir Brito Cadôr
André Penteado
Azulejo Arte Impressa
Daniela Avelar
Daniela de Moraes
Denise Gadelha e Projeto Lomba Alta
Edições Aurora
Edições Tijuana
Fabio Morais
Felipe Russo
Fernanda Grigolin
Fernando de Tacca
Glayson Arcanjo
Jornal de Borda
Ligia Minami
Lila Botter
Lucia Fonseca
Luise Weiss
plataforma parentesis
Rafaela Jemmene
Raquel Stolf
Sylvia Furegatti
Yuly Marty
zerocentos publicações/ ocupeacidade

Os livros foram doados pelos autores e a partir do dia 18/03 ficarão sob custódia da Biblioteca da Escola de Arte e Design Caldas da Rainha.