Curso Arquivo 17

Estão abertas, de 01 de junho até 05 de julho, as inscrições do curso Arquivo 17, que será ministrado pela doutoranda Fernanda Grigolin ao longo de quatro encontros no mês de agosto. O curso ocorrerá nas dependências do Instituto de Artes e é uma parceria do curso de Graduação em Artes Visuais do IA/UNICAMP juntamente com o projeto Arquivo 17.  O curso será ofertado gratuitamente, a pessoa participante deve preencher o formulário de inscrição.  O ideal é que tenha um breve projeto (ou ideia de projeto) em arte (teórico ou poético) com os Feminismos e tenha muita vontade de conversar sobre ele!

Ementa

Curso de 12 horas, gratuito e voltado a estudantes de graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Ele tem como objetivo discutir três aspectos do projeto Arquivo 17: a arte, a política e os feminismos. Para tanto, a produção, a edição e a circulação de obras para a exposição serão exemplificadas. O curso se realizará em quatro encontros de 3 horas. O ponto de início da conversa será a pesquisa de doutorado de Fernanda Grigolin e também a exposição Arquivo 17.

 

Datas: 08/08, 15/08, 22/08  e 29/ 08 terças-feiras, das 14h-17h.

Vagas: de 08 a 20 vagas.

1ª aula

  • Arquivo 17: O que é
  • O político e a circulação

O projeto Arquivo 17 será trazido nos seus aspectos afetivos, políticos, históricos e específicos da exposição.

O ato de circular, que envolve o transitar e o circundar, será abordado a partir de seus aspectos políticos, da portabilidade e da difusão. Textos de importantes pesquisadores e curadores serão referenciados nesse momento, entre eles Regina Melim e Simon Sheikh.

Metodologia: Aulas expositivas e teóricas.

2ª aula

  • Arquivo 17: a montagem, os feminismos

O arquivo produzido é visto como um aparelho espacial, expositivo, descolonial e discursivo. A pesquisadora é a própria artista da ação, mas quem convoca é uma narradora, uma mulher, a mulher do canto esquerdo do quadro. As questões vinculadas às interpretações e percepções teóricas emergirão como ações artísticas estabelecidas dentro das relações espaço-tempo-trabalhos de arte. Todas como forças pertencentes à montagem do arquivo.

Textos referências de Did Huberman e Maria Lugones.

Metodologia: Aulas expositivas e teóricas.

3ª aula

  • Trabalhos dos participantes

Os participantes trarão trabalhos para a discussão. Os aspectos de edição serão discutidos coletivamente.

4ª aula

  • Trabalhos dos participantes

Os participantes trarão trabalhos para a discussão. Os aspectos de edição serão discutidos coletivamente. Referências de outros artistas serão trazido.

Todos serão convidados para a abertura da exposição no dia 25/08, com conversa entre Fernanda Grigolin, Regina Melim, Mariano Klautau e Paola Fabres no MIS/CAMPINAS.

 

Bibliografia:

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cuando las imágenes toman posicion. Madrid: A. Machado Libros, 2008.

______ A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36755

MELIM, Regina. Como garrafas lançadas ao mar. In: ALVES, Cauê; TEJO, Cristiana. Itinerário, Itinerâncias: 32º Panorama da Arte Brasileira, MAM, São Paulo, 2011, p. 261-264.

            . Exposições Impressas. In: DERDYK, Edith. Entre ser um e ser mil | O objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Senac, 2013. p. 177-183.

            .    OUTROS    ESPAÇOS    EXPOSITIVOS.     Da    Pesquisa,    Revista    de investigação em Arte. Florianópolis, n. 2, ago. 2006/jul. 2007.

SHEIKH, Simon. El artista (crítico) como intelectual público. Disponível em: <http://esferapublica.org/nfblog/?p=59084>.

              . Representação, contestação e poder: o artista como intelectual público. In: Sobre o artista como intelectual público. Respostas à Simon Sheikh. São Paulo: Prólogo e Casa Tomada, 2012.

 

Quem sou eu: 

Fernanda Grigolin (1980) É artista visual, editora, pesquisadora doutoranda em Artes Visuais na Unicamp. Por dez anos foi ativista de movimentos sociais no Brasil e na América Latina. Atua há 15 anos com publicações entre produção, edição, circulação e pesquisa. Realiza os projetos Tenda de Livros, Jornal de Borda e Arquivo 17.Ficou com dúvida, escreva para: projetoarquivo17@gmail.com

Ficou com dúvida!?, escreva para: projetoarquivo17@gmail.com 

<<<<<Formulário de inscrição aqui>>>>